sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cuidados com os pés


Hoje é dia de post sobre beleza, e na minha rotina é dia de cuidar dos meus sofridos pés de bailarina. Apesar de estar meio afastada das sapatilhas não descuido deles, ainda mais agora que com a nova estação eles desfilam mais nús. Acho tão mimosinho quando meus pés são elogiados, alguns homens têm verdadeira fixação por pés; mas imaginem vocês, qual seria a reação do príncipe ao se deparar com pés cheio de rachaduras, calos, unhas manchadas e um cheirinho horroroso ao colocar o sapatinho de cristal na Cinderela?!

Juci Barros

Nossos pés são a base de sustentação do nosso corpo, e por isso merecem cuidados especiais. Muitas vezes, por falta de costume ou até mesmo de informação, muita gente se esquece dos pés na hora da higiene pessoal e esses cuidados têm grande importância para a saúde, visto que problemas de desconforto podem evoluir para problemas estruturais mais sérios.
Toda mulher sente vergonha de seus pés quando mal cuidados, e no inverno, normalmente, essa situação é mais corrente. Com o uso contínuo de sapatos fechados, muitos se esquecem dos cuidados que deixam os pés bonitos. As unhas merecem grande atenção porque encravam e infeccionam com facilidade, e para acabar com isso basta cortá-las retas, não tirar os cantos e lixar para que não fiquem sob a pele. 
Os cuidados incluem uma esfoliação semanal durante o banho para retirar as células mortas. As lixas somente devem ser usadas a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês, em movimentos circulares.
Um cuidado que muitas pessoas se esquecem é após o banho enxugar bem os pés, sobretudo entre os dedos para não acumular umidade, é preciso ter certeza que os pés estão completamente secos antes de calçar um sapato pois a umidade faz aumentar as chances de proliferação de bactérias.
Todo mundo sabe que combater o ressecamento da pele é indispensável, por isso os pés não ficam de fora. Hidratá-los com um produto específico, pelo menos uma vez ao dia, é muito importante. Lembre-se de não passar o hidratante entre os dedos para que não haja umidade; em vez de creme, use talco nessa região.

O tempo em que você fica de esmalte também interfere na saúde dos pés. Começam a surgir manchas brancas nas unhas quando estas são expostas ao produto por muito tempo. Isso ocorre porque ele cria um ambiente favorável a fungos. Segundo alguns podólogos o tempo ideal para ficar com o esmalte é de só 3 dias.
Uma dica para melhorar a saúde dos pés é deixá-los de molho em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescentar meio copo de vinagre), por dez minutos. Massageando-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana. Na praia, é importante passar protetor solar nos pés porque além de evitar o ressecamento da pele, previne contra o câncer.
Existem outros cuidados, que também são indispensáveis para pés saudáveis. Andar sempre calçado,por exemplo, evita o engrossamento da pele dos pés. Usar tênis e meias mais macias, de preferência de algodão, além de absorverem melhor a transpiração, protegem os pés dos fungos e das bactérias causadores de micose e mau cheiro. Ao usar saltos, o ideal é optar peas plataformas e bicos mais largos, para amenizar os problemas recorrentes do seu uso. Procurar semanalmente a pedicure e usar hidratantes antes de dormir também é essencial.
Estes são cuidados simples que mudam a aparência dos pés, seguindo-os você terá pés mais saudáveis e bonitos e consequentemente, não terá vergonha de mostrá-los a mais ninguém.

Débora Russi Frasquete
Fonte: PortaisdaModa


27 comentários:

Eu, ΞĐU disse...

Olá, Juci...
Navegando pela internet, me deparei com seu Blog.
Muito bom mesmo... Parabéns!
Queria só de cumprimentar mesmo pelo trabalho, suas idéias e seu bom gosto...
Estou te seguindo.
Saudações,
EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

Dama de Cinzas disse...

Meus pés não são um ponto forte no meu corpo. Então faço o básico, pra não ficar com aquela impressão de desleixo e trato de colocar sandálias bem discretas... Outros pontos do meu corpo são melhores de se chamar a atenção... rs

Beijocas

Joana Carvalho disse...

Gostei muito! Realmente nem todas as pessoas têm cuidado com os seus pés!

muito obrigada querida *

Isa mar disse...

Adorei as dicas Juci, vou usar a do vinagre, só o fazer as unhas a cada 3 dias que fica difícil rsss falta de tempo e também de costume, eu sempre faço uma vez na semana.
Beijos e um sábado cheio de harmonia pra você!

Eduardo Medeiros disse...

JUci, como vai, tudo bem?

Teus textos de beleza paras as mulheres são muito bons; nós, agradecemos rssssss

beijos

Vitor disse...

É como quem diz:..."Não pensem só com os pés,usem de igual modo a cabeça"...e assim será uma perfeita simbiose.

Bj*

Ana SS disse...

É...os pés carregam todo o corpo!

João Lenjob disse...

Olha, hoje eu peço perdão do fundo do coração, mas só vim mesmo avisar que como o meu blog http://lenjob.blogspot.com está completando CINCO ANOS eu postei lá DEZ POEMAS novinhos de presente e aguardo sua visita prometendo voltar aqui para degustar do seu.

João Lenjob.

Rosas Vermelhas
João Lenjob

Foi a alegria que tanto me deu
E das juras que fizemos porém
Das rosas vermelhas que eu lhe dei
Num buquê as promessa tão cheias de amor
Do presente o sorriso sincero tão bom
Da alegria que me ensinou a viver
E da vida que só eu pude dar.

Da pureza do encanto que sentimos
A inocente ternura que nos rodeava
nos mais nobres momentos que soubemos estar
Viver.

Nas rosas vermelhas da vida
O amor nunca fora escondido
Um segredo vale tanto
O brinquedo em encanto de nunca perdido
Viver, você
Perpetuamente num jardim de rosas vermelhas.

Cadinho RoCo disse...

Sou fascinado por pés femininos.
Cadinho RoCo

ValeriaC disse...

Muito legal as dicas querida...os pés merecem tanto carinho e cuidados como todo nosso corpo...doce domingo amiga...beijinhos..
Valéria

Tania T. disse...

Oiii!!!

Adorei esse post...
Morro de vergonha dos meus pés, não os acho bonitos..rsrs' mas gostei das dicas e vou colocar todas em práticas!!

Adorei mesmo!!!


Obrigada pela visita ao meu blog!! Fiquei muuuito, muuito feliz ao ler seu comentário!!!!

Beeijo

AVOGI disse...

os meus tb precisam d eum cuidado especial. e esta foto deles metidos na agua deu-se um je ne sais quoi de saudade e vou já metê-los na agua.
kis :):)

Bé* disse...

Antes de qualquer homem, somos nós, mulheres, quem deve gostar dos nossos pés, por isso nada melhor do que seguir todas essas dicas e ter uns pés maravilhosos=)!

beijo*

Vida de uma ex Drogada disse...

Oi,

Sou alguém que conheceu o inferno das drogas, que fez alicerce e morada nesse lugar. Sofri todos os horrores, ou boa parte deles e hoje me encontro limpa, sem drogas, mas consciente que tenho uma doença, sem cura, progressiva e fatal. Não tenho um intuito específico escrevendo isso, sou apenas mais uma com vontade de colocar pra fora todos os bichos da minha história.

http://vidadeumaexd.blogspot.com/

João disse...

Obrigadaço pela visita, adoro ver seus comentários por lá, mesmo.
Abrçs

Vanessa Souza Moraes disse...

Boas dicas.

Franck disse...

Aqui, seguindo-a, breve voltarei para vê, rever tudo por aqui!
Uma boa semana!

Liza Leal disse...

Oi Ju!
=)
Ontem msmo fiz um escalda-pés p/o meu marido c/pedrinhas de sais mentoladas, p/amenizar o cansaço.

bj, linda!

Denise Portes disse...

Adorei as dicas.
Beijo
Denise

'Lara Mello disse...

Óla! Eu tb gostei daquii! E percebi que vc dançava, eu tb! Tb te sigo..Bju!

Multiolhares disse...

Grata pelas dicas, tens razão na maior parte do tempo não damos tanta atenção aos pés como ao resto do corpo, achei interessante pois não sabia que agua com vinagre bé bom, para os cabelos antigamente usava-se na ultima agua de passagem para ficarem mais brilhantes.
Bj

Ana Paula disse...

Nos mulheres sempre tão vaidosas, cuidamos da pele, do cabelo, da forma física, do make e muitas vezes esquecemos de pequenos detalhes importantes...

Nem todos podem ter um pé tamanho 36 estilo "cinderela", mas ter um pé bem cuidado não é mais do que uma obrigação com nosso corpo. xD

;*

http://caixinha-de-tudo.blogspot.com/

Marie' disse...

adoro esse tipo de post *.*

Flor ♥ disse...

Excelene, Juci!

Os pés são um fetiche...

Bjs.

Vivian Mont'Alverne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vivian Mont'Alverne disse...

Adorei!
Eu também fiz ballet... E AMO!
Pretendo voltar no próximo ano, pois neste estou sem tempo! :/
Realmente, cuidar dos pés é importantíssimo... Muita gente elogia o meu, apesar de eu não cuidar taanto assim, mas sempre mantenho ele limpinho e com as unhas bem cuidadas.
Nada de rachaduras... Não dá, né?! haha
Estou seguindo você também! :)

Roderick Verden disse...

Oi Juci. Gostei do post! Fiz uma matéria sobre fetiche por pés, no meu humilde blog beldadedaminhavida.blogspot.com.
Não ficou muito legal, por motivos q eu disse nos comentários, mas se vc quiser dar uma passada por lá...

Beijos