quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Beleza exterior. Por que não?


Se tem uma característica em mim que gosto da medida é o bom-humor. Isso inclui não só fazer rir como rir muito, verdadeiros ataques de riso, crises que vão além de olhos cheios de lágrima e barriga doendo, teve gente até que perdeu o bom-humor com minhas gargalhadas descontroladas, e tem gente que ri muito quando conto a respeito. Pra vocês terem uma idéia quando passa na TV algo engraçado e eu não estou presente na sala assistindo com todos alguém logo me chama e aí quando eu começo a rir parece que eu multiplico a graça da coisa e a galera se joga mesmo.

Mas o que tem vocês haver com isto?
Ah, antes de escrever o post li os últimos, alguns bem introspectivos, um ou outro mais ousadinho... de fato todos são EU de certo modo, mas não encontrei minhas gargalhadas, só uns sorrisinhos estilo Monalisa, outros meio maliciosos de canto de boca, outros meio que de fotografia, ensaiados por assim dizer. Senti mesmo que faltava alguma coisa, ou vocês acham que o Acaso não me faz boas surpresas? Pois saibam; se não faz eu dou risada do comum, do óbvio. 
Tive a sensação de talvez parecer viver cercada por estantes de livros, alguns cds e dvds e uma sapatilha jogada no cantinho do quarto. Ixi... tem tudo isso mesmo mas, também tem revista de moda e espelho e porta-jóias e um monte de creminho, e maquiagem, e perfume , e aparelhinhos para exercícios e até revista em quadrinho. Tem urso de pelúcia também e tudo que tem chave acompanha um chaveiro cheio de frescurinhas. Pois é, tem coisa mais normal?!
Boba que sou achei muito engraçado sentar aqui para escrever pensamentos e colocar uma realidade meio clichê. Bem, o fato é que não fiz distinção propositalmente das duas diferentes vaidades que me permeiam e que considero ambas importantes. Mas acho que comecei a prestar atenção quando com alguma freqüência me vi forçada a defender a importância de hábitos de vaidade estética para uma firmação da auto-estima, e o mais interessante é que meu discurso nesse sentido geralmente é direcionado a pessoas que admiro mas que de algum modo começam a sentirem-se desmotivadas em tantos outros setores de suas vidas.
O primeiro ato de beleza se faz interiormente; é o humor que tratei de início. Não penso em beleza da perspectiva de padrões estéticos mas do sentir-se bem frente ao espelho, aos olhares. Sabemos que não é apenas a aparência que faz alguém bonito(a), mas ela é um convite a conhecer o que há além do que vemos, não se pode negar a força que ela exerce, a tão velha e sempre atual atração.
Felicidade, saúde e bem-estar sempre nos remete a sorriso, e se a felicidade é o fim último da nossa existência pensamos nela como algo belo que almejamos conquistar, então que seja por completo.
Como em todas as conquistas precisamos usar de astúcia, de truques e são assim, em pequenas doses e com pequenos hábitos que garantimos arrancar o sorriso dos nossos lábios em frente ao espelho e cada vez mais olhares na passarela que temos que enfrentar todos os dias, não para sermos julgados ou apresentarmos um produto mas, para um fim em nós mesmos, para que a nossa imagem fale um pouco o que somos e porque aqui estamos.
Partindo de todas as observações feitas aqui abro aqui o compromisso com uma nova etiqueta aqui no Blogger: BELEZA TAMBÉM TEM COMPROMISSO COM O ACASO.
A etiqueta terá um post semanal e conto com a ajuda de todas as blogueiras que já contribuem com seus cantinhos lindos sobre tema tão importante e ao contrário do que muitos afirmam, na minha opinião são mais úteis que fúteis. Enquanto penso em como organizar aqui a novidade peço a todos a sugestão de temas, os quais tentarei abordar teoria e prática buscando origens históricas, abordagens psicológicas e claro; soluções e dicas práticas. Moda, cabelo, pele, corpo, visuais, boa forma e uma infinidade e coisas do tipo. Agora conta com vocês, sobre o que sugerem conversarmos então?

"Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece."
(Franz Kafka)

5 comentários:

Cris Medeiros disse...

Hoje que reparei melhor o layout do seu post! Lindo!

Bem, às vezes me acho bem contraditória, dando muito valor a beleza estética, porque sou muito vaidosa, ao mesmo tempo que tem momentos que ela não me serve pra muita coisa...

Sem dúvida que pra uma pessoa ficar ao seu lado de forma agradável, satisfatória, ela precisa ter características de personalidade interessante e aí a beleza passa a contar bem menos... Bom humor é uma característica maravilhosa, a vida fica leve!

Beijocas

*lua* disse...

Juci querida, realmente você já começou tocando no quesito que acho mais importante o bom humor, rir, rir e rir. Acho esse um fenômeno que além de mexer com músculos faciais diversos, mexe com nossa alma, transbordando toda a nossa pequenez felicidade. Eu sou péssima para falar de estética. Sou muito simples, uso maquiagem no suficiente para não aparentar que morri!!! Realmente sou uma ativista da beleza interior que esqueci da exterior. Mas temos sim que estarmos bem por fora, mas sem muito sacrifício, pois se tiver sacrifício é pq por dentro não está nada bem. Minha sugestão? hummm talvez roupas que combinem com o perfil de cada um, pois às vezes vejo pessoas bonitas mas que não levam em consideração suas formas e acabam por perderem o brilho. Beijo minha linda.

✿ Regiane ✿ disse...

Oi querida!
Bom humor é uma das coisas mais gostosas que existem e faz parte do meu dia.Faz bem para a alma.Só na tpm que não tem jeito...rs
Adoro tudo sobre cabelo, pele, corpo, visuais etc. Tenho vontade de criar um espaço sobre isso.
Tenha um dia especial.
Com carinho, Lady.
Bj

"Só enquanto eu respirar, vou lembrar vc.." disse...

Oi minha linda!Que post maravilhoso....Sabe a real beleza das pessoas está dentro delas, é apenas visto com os olhos do coração, sentido com o espirito.....ter alegria em nossos dias, ser feliz, doar alegria, ser um dispensador de vida é para Raros!
Lindo, lindo!Gostei mesmo!!!Até me inspirou em um post essa foto, em breve irei fazer um texto!!!Um monte de beijos e continue nos doando a beleza que vem de dentro!

Kakah disse...

Nossa, me fez pensar mt seu post.
Confesso que gostei mt! :D
mt bom!!!
a beleza está dentro de nós. fato.
cabe a nós mostrar. e a exterior é um consequencia. e uma ilusão algumas vezes.
gostei mt!

BJinhuss