quinta-feira, 31 de março de 2011

"Essa moça tá diferente"...

Hoje fazem 26 anos que vim habitar nesse mundo. Cheguei aqui sem pretensões, meus olhos e minhas mãozinhas queriam conhecer tudo que era novo eu possuía um modo encantado de ver e tocar as coisas e as pessoas. As pessoas não conseguiam ser indiferentes as mim, por isso eu sempre as via rindo, era assim que elas apareciam diante de mim, alguns tentavam me ensinar a bater as mãos, outros brincavam de esconder o rosto por trás das mãos e apareciam em seguida, e eu achava que eram verdadeiros mágicos. Outros me ninavam com voz macia e com canções tão bonitas que falavam de cuidar, de proteger, de brincar... eu não sabia definir as coisas, mas eu me sentia especial. Não faz tanto tempo, embora pareça, e a medida que fui crescendo e depois que aprendi a contar o tempo parece que os dias ficaram mais longos e eu fiquei sem imaginação para gastá-los.
Mas hoje eu tenho habilidades e um punhado de sonhos, e falo com as pessoas que chegaram aqui também antes ou depois de mim. Em algumas ainda vejo e sinto magia, outras não conseguem nem mesmo reconhecer ou acreditar nisso. Mas o que me deixa realmente feliz é perceber o encantamento nos olhos de alguém ao me ver, aí eu penso: Eu também sei fazer isto!
E aí cada minuto de viver faz sentido, e sou grata a cada ano que completo. E a cada aniversário é como começar novamente, planejo ver e tocar coisas novas e as que já o fiz procuro com atenção alguma coisa que eu não tenha conseguido ver. Quero pessoas sorrindo diante de mim como nos primeiros anos e ao olhar no espelho a sensação de quem renasce.
Quero também desembrulhar presentes e imaginar o que a pessoa que me entregou sentiu ao escolher algo em minha intenção, e quero brindar e saborear qualquer coisa que eu aprecie, quero fazer por merecer estar viva. Quero chegar aqui e perceber que as minhas palavras tocaram mais alguém, e até quem sabe imaginar que falaram de uma tal moça que escreve coisas que valem a pena serem lidas, que desperte vontades, que acalmem corações.

Sou grata a todos os que de alguma forma compartilham comigo instantes, palavras, olhares. Que fazem da vida algo fascinate! E tenho a nada modesta pretensão de fascinar!


terça-feira, 29 de março de 2011

Selinho de Março

Pessoal, este selinho recebi da Luciane Moraes que tem um blog muito interessante e culturalmente rico sobre curiosidades nativas da região onde mora a blogueira. O endereço está no selo. Vale a pena conferir!


Como é de costume vou repassar o selo a três amigos aqui da blogsfera:


Constância. (vila poema.) do amigo manuel marques


Eterno da amiga Néia Lambert


Pecados & Virtudes da amiga Fátima








Que se multipliquem os gestos que simbolizam reconhecimento, que nos façam sentir admirados e atentos para admirarmos. Assim, não faltará inspiração, e continuaremos sentindo como é bom ser entendido na falta do nosso próprio entendimento sobre como a vida nos toca...



Beijos  a todos.

domingo, 27 de março de 2011

Reciclagem

Mudei a cor do cabelo, a tinta nas unhas, coloquei cor no rosto pálido.
Ensaie expressões, pensei em roupa que mesmo com pouca cor tivesse tom de provocação e saí.
Provoquei olhares, provoquei gestos, até deixei escapar um sorriso.
Mas por dentro eu estava eu em preto e branco.

Voltei, e na frente do mesmo espelho prendi os cabelos, retirei a maquilagem e saí de cima do salto.
E enquanto me despia  a imagem que vi refletida me provocou.
Fechei os olhos e me toquei ao mesmo tempo em que lágrimas me caíam dos olhos.
Eram colorida as lembranças de mim mesma que por vezes eu esquecia.

Tomei uma banho como quem renasce.
Sorri enquanto a toalha caía a medida que me vestia de roupa velha e confortável.
Lembrei dos olhares, dos gestos e gargalhei como quem se aplaude.
Por dentro eu estava clara, como tela em branco e por fora eu estava pronta para novas pinceladas.

terça-feira, 22 de março de 2011

A Vida:Como ela é?

Ao pensar em vida o que te ocorre na mente de imediato? Creio que as respostas de cada um estará intimamente ligada aos sentimentos latentes de cada um. Ou seja, ao longo dos anos a pergunta feita à mesma pessoa terá duas ou mais respostas diferentes, e não é contraditório. Hoje gosto muito mais de sentir a vida quando não penso, gosto de sentir sem necessariamente dar um sentido a tudo. Para mim vida não se assemelha a nada muito elaborado, respirar é simples, não nascemos com manual que nos ensinasse a fazer o coração bombear e o sangue circular em nossas veias. Os nossos gostos podem até ganhar elaborações e o nosso modo de viver pode ser regrado em alguma contrução teórica que no é posta ou imposta, mas o ato de sentir as coisas é anterior. Sentir e viver são então sinônimos, saber viver é algo que vem depois; depois que complicam o que é simples, depois que paramos de sentir e começamos a ouvir outras vozes que não as da nossa intuição, e é inevitável.
Contudo, em alguns instantes é possível com alguma atenção e esforço voltarmos ao estado original do nosso ser, acontece algumas vezes também involuntariamente; quando sentimos a nossa pulsação, ou quando algo como um cheiro ou um sabor nos fascina a ponto de por minutos ou segundos concentrarmo-nos no prazer do gosto e do cheiro. É assim também quando o nosso corpo reage aos prazeres sexuais, ou quando resolvemos um problema antigo e sentimos uma leveza física inexplicável. 


Acredito que os que mais entendem de viver são os que vivem há pouco tempo, ou que viveram um pouco mais que a maioria_crianças e idosos. As crianças só desenvolvem uma forma de comunicação mais elaborada depois de alguns anos, enquanto isso se ocupam de apreender a vida através dos sentidos, e até que lhes imporem o contrário é tudo de que precisam. Já os que ganharam a sabedoria com o passar dos anos livram-se de todo o desnecessário, voltam a apreciar as cores, as belezas naturais, a valorizar os movimentos, os pratos, as noites, a companhia...
Os adolescentes taxados problemáticos se encontram em momento de confusão, os instintos ainda são fortes, porém, a sociedade lhes impõem posições, estão sujeitos a aprovações ou reprovações, o que sentem importa mas o que lhes dizem não é menos importante. Ou seja, apesar de tudo que sentem buscam um sentido para a vida porque existir é muito confuso.
 Existe também um modo de definir vida que muito me agrada; é o que baseia-se na observação do outro,e para isso é preciso fazer parte de outras vidas, olhar e admirar muitos outros seres da nossa e de outras espécies, fazer comparações de situações e reações que já vivemos ou sentimos com tantas outras semelhantes. Aprender sempre, porque saber viver leva muito tempo; um tempo que nenhuma vida terá tempo suficiente para concluir o aprendizado.

domingo, 20 de março de 2011

Coisas de casal

E você está lá pronta para viver e o cara sempre chegando atrasado. Suas vontades não se efetivam e então você resolve admirar-se em toda sua espontaneidade guardada e pronta para ser desfrutada, mas não agora, não mais.
Ele te pergunta o que houve e é ridículo; o que não houve é que incomoda. E não houve por que? Porque ele resolveu te deixar na geladeira para depois do papinho com os amigos, da cervejinha com outros  igualzinhos a ele, e que ainda por cima acham-se no direito de ligar depois e te encontrar disponível. Como se não bastasse ele ainda vais querer saber o que você fez  e aonde você esteve enquanto "esperava por ele".
E ele que te colocou na geladeira tem um ataque de amnésia e não entende porque você o trata friamente...
BAH!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma pequena pausa até logo mais

O novo é o que vai em nós de uma decisão em diante. É o look, é a postura, é a direção para a qual se decide olhar e como olhar. A vida não pára, nem se desfaz a medida de nossos arrependimentos. Que as mudanças aconteçam sempre que necessárias, mas que seja apenas o tempo de estarmos a rigor para voltarmos a viver como em celebração. O acaso se molda e se rende a nós se formos irresistíveis e apaixonantes!

terça-feira, 15 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ver além

Hoje resolvi escrever sobre o que há de bom, em mim, nas coisas, em você que tem esse tempinho para me ler. Eu aprendi, e aprendo um pouco mais a cada dia a ver além de tudo ruim que se mostra. É como exercitar a certeza de que atrás das nuvens escuras e carregadas se esconde um novo dia ensolarado que só brilhará no tempo certo. Afinal, o tempo certo e tudo o que é certo só tem sentido em seus contrários. 
Imagine um rosto sorridente o tempo todo, sem intervalos, seria um esforço, uma farsa. O sorriso é sublime e contagioso porque é intervalo, ele precisa aparecer e não estar o tempo todo. Tudo que exerce fascínio se esconde, se cobre, se enfeita. A felicidade pronta não existe, assim como o palhaço é nascido a cada apresentação desde as pinceladas no camarim.
Se eu não consigo acreditar em mim por hora, alguém tem que acreditar, e sempre acredita porque sei que já me mostrei raio de sol rompendo muitas tempestades.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Mutuamente anjos

O meu anjo não sabe que é meu anjo da guarda, ele só sabe que me guarda. O meu anjo é tão inocente que acha que precisa de mim para voar, como se eu tivesse asas. 
Um dia enquanto voávamos ele olhou para baixo e temeu me deixar cair, por um segundo ele quase descobre que é ele quem me convida a voar.
Quando eu olho dentro dos olhos do anjo vejo que nada me acontecerá, e vejo também que ele teme um dia eu não querer mais sua companhia.
Ele só sabe que me guarda, meu anjo da guarda não sabe que eu guardo o que é meu.

terça-feira, 1 de março de 2011

Selos de Fevereiro



Olá querido amigos, leitores, escritores, viventes! Para mim é sempre muito gratificante postar aqui os carinhos que recebo. Saber que minhas palavras me levam até vocês é para mim motivo de continuar não apenas escrevendo, mas mesmo vivendo linhas de existência que me possibilitem sentimentos dignos de serem transmitidos. Os próximos dois selos foi-me oferecido por duas mulheres lindas e com cantinhos que visito como fonte de inspiração. Agradeço imensamente a honra de vossas ilustres presenças aqui e peço permissão para ofertar os mimos a outros que aqui e em seus cantinhos me enchem de alegria.

Oferecido por Ingrid do Perfumes e Palavras

Por minha vez ofereço para:


Everson Russo - O Livro dos Dias Dois


Oferecido por Maria José do Araca do AutoConhecimento
Por minha vez ofereço para:

Multiolhares - MULTIOLHARES