segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Formas de recomeçar

        E a vontade louca de escrever me domina assim; estou sem teclado ao alcançe e nem minha velha caneta. As idéias vão se misturando em minha mente e o texto vai se modificando graças a mania que eu tenho de adiar o necessário; penso que gosto da sensação de urgência. Não tenho a intenção de escrever um diário, mas que as minhas palavras estejam carregadas da minha relação com o mundo. No momento em que estou escrevendo me apodero da eternidade e quero tudo ao mesmo tempo, principalmente os dois lados da emoção. Faço longas pausas porque agora o tempo não existe, ouço uma canção inteira antes da próxima frase e me encanto com as conjecturas que posso fazer porque as músicas foram feitas para mim ainda que o autor não faça idéia da minha existência, mas temos o ACASO de existir em comum e tudo se explica.
        Acredito que todos entendam de escrever ainda que não escrevam, o que explica a existência dos poetas e literários. As pessoas que não escrevem de fato são para os poetas como o barro nas mãos do oleiro pois ele as reinventam em seus versos. Ao ler algo com o qual nos identificamos fazemos sempre uma nova descoberta a respeito do que somos, porém, o poeta ao escrever trata do que gostaria que fosse, e ambos; poetas e leitores se enganam mutuamente. Minhas palavras agora... descrevem o que estou pensando evitando o que eu não quero pensar e, já disse o grande poeta:" O poeta é um fingidor."


        O que digito agora já estava escrito a tempos na minha mente, acho que comecei a escrever na fila do supermercado e continuei na hora do jantar e assim o que escevo tem vida própria. Quando então uso minhas mãos para de fato dar ao meu texto um corpo é como uma catarse; eu recomeço depois do ponto final. Como diz o verso de uma canção que ouvi, é como um início depois do fim. Claro que aceito comentários ou críticas acerca das minhas palavras escritas, mas o valor das palavras está assegurado pela verdade do momento em que é usada. Como os escritores recebem títulos de imortais, sempre há tempo para recomeçar. Desejo a todos atitudes de recomeço: a leitura de um novo livro, um banho demorado, a caminhada pelo quarteirão, enfim, por ACASO estamos aqui, mas não saberemos se é por ele que permaneceremos. Agradeço ao ACASO pelo nosso encontro, mas continuarei escrevendo para que continuemos nos encontrado.


Nenhum comentário: